Toda a concepção do projecto tem como base essencial, a selecção criteriosa das fotografias. Organizar de modo a contar a cronologicamente a história do evento, conjugar tonalidade de forma a que cada folha, tenha um padrão uniforme. Existe vários formas de arrumar as imagens numa paginação, seja de um design mais limpo, ou mais elaborado. Procuro sempre que cada serviço seja único e criativo.

QUE PREÇO ME FICA UM SERVIÇO DE PAGINAÇÃO?

– Este é o primeiro passo a ser acertado. Mediante o número de folhas, o serviço pretendido, os tipos de ficheiros enviados, o design da capa etc… Todos estes fatores podem influenciar o tempo gasto por cada serviço e seu preço. Envie-me um mensagem AQUI, e combinamos os valores a medida do seu gosto.

COMO POSSO ENVIAR MINHAS FOTOS?

– Dependente da natureza dos ficheiros e da sua quantidade, de uma modo geral uso os serviços de envios tais como Dropbox, Wetransfer ou MyAirBridge. Pode antes de enviar, preencher o formulário de envio, para que nada falhe.

POSSO ENVIAR OS FICHEIROS EM FORMATO RAW?

– Pode e até é aconselhável. Caso prescinde da sua afinação própria, é sempre preferível ter o ficheiro em bruto, com mais vantagens na sua correção. Apenas serão tratadas as fotografia que serão usadas na paginação. 

QUANTAS FOTOGRAFIAS ENVIO POR PAGINAÇÃO?

– Na sua seleção, deverá enviar uma margem confortável de ficheiros de modo a ter o suficiente para expor na paginação. Consoante o design, entre 80 a 120 fotos são necessários, contudo existem paginações com uma ampla quantidade de fotos podendo mesmo ultrapassar as 200 fotos. 

POSSO ENVIAR TODA A REPORTAGEM?

– Sim, pode. Trabalho assim com alguns clientes, fica ao meu critério a seleção das fotos ou parte delas. Tem também a possibilidade de toda reportagem ser afinada no seus ficheiros raw’s e convertidos em jpeg ou outro formato. Este serviço pode ser consultado aqui. 

 

EXISTE OUTRA LINHAS  NO DESIGN DO ÁLBUM?

– Sim, mediante a sua informação, cada serviço tem a sua linha própria, conforme a preferência do seu cliente. Costumo classificar o design em:  “Clean”, “Magazine” e  “Blending”. 

 

QUAL O PRAZO DE EXECUÇÃO DE UMA PAGINAÇÃO?

– De um modo geral, um serviço de paginação não deverá exceder os 15 dias úteis, na maioria dos casos, uma semana será suficiente. A época do ano que o fluxo aumenta significativamente, são os últimos 3 meses do ano, que podem levar atrasos. Um diálogo permanente é aconselhável para que tudo corra da melhor forma.  

COMO SE PROCEDE AS ALTERAÇÕES?

– Sempre que termina um projeto, recebe uma notificação, que estará disponível na sua dropbox ou em outro serviço de envio de ficheiros. É nesse momento que deverá anotar as correcções necessárias devidas. Aconselho a verificar junto do seu cliente, pois a primeira alteração ao projeto é incluída no valor inicial, outro pedidos a posterior, terá  um valor adicional. Verifique meticulosamente cada folha, nomes e datas e outros erros que podem surgir, pois fica a sua responsabilidade o envio para impressão. 

COMO CONCLUÍMOS O PROCESSO?

– O último passo, é a sua aprovação final e a cedência dos arquivos em alta resolução. Conforme as empresas de encadernação, os ficheiros terão entre 200, 254 a 300 dpi’s. Depois de concluído o pagamento com sucesso, receberá os devidos ficheiros prontos para ser enviados para impressão.

WhatsApp